quarta-feira, 24 de março de 2010

A Importância Da Pesquisa Científica

Olá novamente.

Abaixo segue um texto sobre a importância da pesquisa científica no mundo, no Brasil e no grande ABC. Leiam e opinem, espero pelos comentários....
Desde já, obrigado pela atenção ^^

~8~

A Importância da Pesquisa Científica

A pesquisa científica nunca foi tão valorizada na história da humanidade quanto ela é hoje. Na Idade Média, a pesquisa ficou engessada , pois tudo o que a sociedade seguia era o que era imposto pela igreja. Desde então até hoje, a ciência vem ganhando cada vez mais espaço, e hoje nós estamos em uma sociedade baseada no método científico de gerar conhecimento. A pesquisa científica hoje se divide em aplicada e de base.
A pesquisa aplicada gera muito dinheiro. A indústria farmacêutica, uma das mais ricas do mundo, a indústria de cosméticos e muitas outras se beneficiam da síntese de novos compostos, mais eficientes e atraentes para o público; outras indústrias utilizam os louros da pesquisa científica no desenvolvimento de novas tecnologias para inovar e automatizar cada passo da sua linha de produção; a pesquisa de novos materiais possibilita produtos novos para necessidades novas – roupas autolimpantes, carros que não se molham, e por aí vai.
Já a pesquisa de base não costuma ser tão valorizada fora do meio acadêmico (e algumas vezes encontra dificuldades mesmo entre os seus). O investimento é difícil, pela incerteza de resultados relevantes e retorno do que foi gasto. Porém, sem a pesquisa de base, nada seria da pesquisa aplicada, que teria que se virar com o pouco que dispomos até agora. A pesquisa de base fornece substrato com o qual a pesquisa aplicada pode trabalhar e mais do que isso, nos ajudar muito mais a entender todos os elementos e processos que nos rodeiam, seja dentro da estrutura de um átomo até a organização do nosso ou de outros universos.
No mundo afora, a pesquisa é o que move a sociedade. Atualmente, podemos citar os casos do aquecimento global, que gera reuniões de chefes internacionais para tentar caracterizar e se possível solucionar o problema, assuntos como o fim do petróleo, que impulsiona uma série de pesquisas com combustíveis alternativos – que, aliado ao fato do aquecimento global, impulsiona a pesquisa com combustíveis alternativos e não poluentes. Podemos ainda falar da quebra de patentes de indústrias farmacêuticas. Muitos acham que a medicina não pode ficar bloqueada e que a vida dos pacientes não deve ficar na mão de poucos engravatados.
Seguindo essas linhas de raciocínio, no Brasil encontramos grandes debates com relação ao etanol e o bio dísel , combustíveis que seriam alternativos à gasolina. Vários problemas com relação principalmente a áreas de plantio são levantadas, pois alega-se que gastaríamos áreas de plantio, que poderiam ser utilizadas para o plantio de comestíveis, com plantio de combustíveis. Sobre as patentes, temos o caso da amazônia, que já foi palco de inúmeras apropriações de recursos por parte de indústrias multinacionais, o que gera inclusive problemas diplomáticos internacionais. Ainda no Brasil, a possibilidade de exploração do petróleo na camada do pré-sal, que se encontra em uma profundidade de difícil acesso na crosta, despertou a atenção do mundo com a possibilidade de aumento das reservas petrolíferas do mundo e um adiamento substancial no fim de sua exploração.
Aqui no grande ABC, não temos uma história de pesquisa científica, pois até pouco tempo não tínhamos nenhuma universidade pública estabelecida na região. O grande ABC é conhecido pelo grande número de indústrias automobilísticas, o que permitiria que as pesquisas nesse campo rendessem muitos resultados, pelo investimentos da iniciativa privada na universidade.
O atual campo da ciência é curioso: quanto mais se especializa em um assunto, mais o cientista vê a necessidade de expandir sua pesquisa em outras áreas, contando com a colaboração de inúmeros outros colegas que tem uma visão diferente de mundo do que a dele. Com essa nova visão interdisciplinar, a UFABC se destaca aqui por ser a primeira universidade do país com essas características, com boas chances de ser a universidade mais moderna do país em poucos anos.

Um comentário:

  1. Meio tarde pra comentar esse aqui, mas vamos lá...
    realmente a pesquisa cientifica é de suma importância para desenvolvimentos tecno-intelectual e qualidade de vida. Agoa, dizer que a pesquisa cientifica aqui(ABC)só começou com a implantação da UFABC, é um pouco...(incorreto não é a palavra que eu quero usar mais vai servir) incorreto. A Rhodia vem pesquisando na areas de interesse dela, tanto a Rhodia Textil quanto a Rhodia Quimica. E a Faculdade de Medicina do ABC já conseguiu uns avanços interessantes também.
    Não adianta mais, mas um ultimo comentario sobre esse texto, é que vc repetiu demais a palavra "plantio", poderia ter usado outros termos, como cultivo, guarde isso para o futuro.
    Perdoe minha prepotência

    ResponderExcluir