segunda-feira, 22 de março de 2010

Ciências das Origens

Trago aqui alguns textos criacionistas sobre o Archaeopteryx, evolução das aves e a enzima rubisco, que saiuram em uma revista chamada Ciências das Origens. Esse deve ser o primeiro de uma série de textos que tratam sobre o embate Evolução/Criacionismo que eu devo postar por aqui. Sempre achei esse tema interessante e há muito o que se discutir, só se tem a ganhar com isso.

Leiam aqui de mente aberta e tirem suas próprias conclusões... discutimos nos comentários.

Créditos a Débora Ishikawa.      

2 comentários:

  1. Bom, achei algumas coisas interessantes sobre esse texto. Para começar, podemos observar em inúmeras expressões utilizadas pelo autor, uma figurinha bem repetida, nos textos destinados à críticas a teoria de evolução. A falta de conhecimento, sobre o alvo de suas críticas. Termos como "elo perdido" ou "os dinossauros seriam os ancestrais das aves" são apenas alguns exemplos. Acho que já estamos todos cansados de saber, ser impossível afirmar qual é o ancestral de determinado grupo. Além disso, nenhum palentólogo em sã consciência, diria que as aves surgiram dos dinossauros. O fato é que aves e dinossauros possuem uma relação de grupos irmãos, e não ancestral descendente.
    Outro ponto que achei marcante, é o fato de o autor não utilizar nenhum argumento novo. Ele defende que o Archaeopteryx deveria ser classificado como uma classe a parte de organismo, mas não apresenta nenhuma evidência ou característica que suporte sua hipótese. Ele apenas apresenta argumentos defendidos por pesquisadores (pesquisadores estes, que defendem a teoria da evolução) que defendem uma ou outra teoria sobre a origem do vôo para demonstrar o quanto as duas teorias são falhas e como a evolução, não pode ser levada a sério, tudo isso apoiado em um conhecimento bem precário sobre a teoria.
    Agora, depois de ler o texto e pensar um pouco, um fato me chamou bastante a atenção. Tentem ler esse texto, como uma pessoa completamente leiga. Imaginem que vocês só tivessem conhecimento sobre a teoria da evolução, como base com o que aparece na mídia. Eu acredito que nesse caso, os argumentos utilizados pelo autor do texto fariam grande sentido, e digo mais se eu não conhecesse nada sobre sistemática filogenética, e evolução no seu sentido real, de descendência com modificação, concerteza os argumentos do autor me pareceriam muito mais atrativos do que esta "absurda" teoria.

    ResponderExcluir
  2. É exatamente essa a idéia. o cara parece altamente perssuasivo e convencedor. Se não fosse pelos nossos conhecimentos prévios, seríamos convencidos também.

    ResponderExcluir